Página impresso 2 (29/11/2018) - Fonte: Jornal Indústria & Comércio

Jornal Indústria & Comércio - Impresso - Flip / Brasil / Paraná
Publicado em: 29 Novembro 2018

Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3334.4665

Diretora de Publicidade Legal e Mercado

Fundador e Presidente

Odone Fortes Martins Reg.Prof. DRT/PR: 6993 ( ofm@ indus com. com .br) Fones: (41) 3123-9807 Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3322.1012

Parque Gráfico e Circulação:

neste dia:

Em 29 de novembro de 1947, a ONU decidiu dividir a Palestina em um Estado judeu e um Estado árabe. Após a proclamação do Estado de Israel em 1948, os Estados da Liga Árabe entraram em guerra contra o novo Estado. A Palestina, Estado árabe, Cisjordânia e Território de Gaza.

ficou dividida em outras duas partes:

e-mail: diretoria@ indus com.com.b r

Tempo instável no Paraná. Um sistema de baixa pressão se intensifica entre o Paraguai e o sul do país, situação que favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade.

GRP REPRESENTAçõES E PROPAGANDA

Previsão do temPo

Futuro Governo

CNPJ: 09.570.162/0001-30 INCO- Editora Diário Indútria e Comércio LTDA-ME

Confiança melhorando

O ambiente econômico no Brasil não está favorecendo muita gente. Na verdade, poucos são os brasileiros que ficaram tranquilos durante a crise, podendo gastar o que queriam sem se preocupar com a situação da conta bancária. A grande maioria foi e ainda está sendo fortemente afetada pela recessão que chegou graças a muitos fatores, dentre os quais podem ser citados a alta inflação, a cotação do dólar nas alturas, os juros exorbitantes, o desemprego e a crise política. Com tanta coisa ruim acontecendo, é normal que todos os setores sejam atingidos. Um deles é o empresariado. nel parece começar a surgir. De acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice subiu 6,9 pontos de outubro para novembro e chegou a 99,4 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse é o maior valor do indicador desde março de 2014 (101,9). A alta atingiu empresários de dez dos 13 segmentos comerciais pesquisados pela FGV. O Índice de Situação Atual, que mede a satisfação com o momento presente, subiu 5,1 pontos, indo para 93,3. Sem

sombra de dúvidas, são boas notícias.

No entanto, uma luz no fim do túde Confiança do Comércio (Icom)

Terra foi ministro de Michel Temer no Desenvolvimento Social

O foi confirmado ontem

deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) pela assessoria do governo de transição para ocupar a pasta da Cidadania e Ação Social. O ministério será responsável por programas como Bolsa Família e pelas secretarias do atual Ministério do Trabalho, Direitos Humanos e a Secretaria das Mulheres. Terra foi ministro de Michel Temer no Desenvolvimento Social e deixou o cargo em abril para concorrer à reeleição na Câmara. O nome dele é uma indicação parlamentares dessa área no Congresso Nacional.

da bancada social, que reúne

O nome de Terra é uma indicação da bancada social, que reúne parlamentares dessa área no Congresso Nacional

“Quando temos fé e força de vontade, os resultados daquilo que fazemos superam nossas expectativas”

Mín.: 15° Máx.: 21°

NEW CAST PUBLICIDADE & MARKETING

Rua Presidente Faria, 533 Centro - Curitiba - CEP: 80020-290 Fone: (41) 3322.1012

Os artigos assinados que publicamos não representam necessariamente a opinião do jornal.

Como o Small Data pode impulsionar ações de fim de ano no varejo

Renato Carbone

Com o avanço da internet e da tecnologia, o volume de informações gerado cresceu de forma exponencial. As empresas foram obrigadas a entrar na era do desafio do Big Data, na qual a ordem é: gerar, armazenar, filtrar e analisar dados. Mas, ao contrário do que se imaginava inicialmente, um volume alto de informações não é, necessariamente, útil para as empresas. Isto porque o contexto é importante. Ter o maior banco de dados possível, mas não saber o que fazer com ele, não vai ajudar no processo de tomada de decisões. Para que isso aconteça, o que vem ganhando corpo nas empresas é o Small Data, ou em tradução livre, ‘pequenas informações’. Estamos falando de um recorte desse banco de dados que pinça os dados mais pertinentes e, em conjunto com a Inteligência Artificial, processa tudo em tempo real e traz respostas mais assertivas, com parâmetros e aprendizados constantes. Com o tempo, essas informações começam a ser preditivas, possibilitando que a tomada de decisão se antecipe ao resultado final. Para épocas como o final de ano, na qual o varejo tende a investir mais em métodos para atrair a clientela a comprar, o Small Data pode ser de grande valia. Isso pois sempre que nos aproximamos de algum evento ou período no qual sabemos que haverá uma procura mais acentuada do nosso produto ou serviço, precisamos revisitar a nossa estratégia de tomada de decisão a partir de dados. Os KPIs (sigla em inglês para o termo Key Performance Indicator, que significa indicador chave de desempenho) ganham muito mais força nestas datas: através do Small Data, o varejista tem como captar o tempo de navegação do consumidor, as páginas que acessou, os produtos nos quais clicou, marcou como favorito, etc. No fim de ano, temos um fator muito importante que é o 13º salário. Com mais dinheiro disponível por parte de quem compra, ticket médio, itens na cesta e outros dados ganham relevância - e, por isso, precisam de ações específicas para serem estimulados. A mentalidade de Small Data pode ajudar o varejista a priorizar a coleta de dados mais efetivos para a tomada de decisão (caso ele hoje não colete dados ou colete poucos dados como, por exemplo, no caso das lojas físicas). Pensando no desafio para o fim do ano, o ideal seria o varejista elencar quais são ou qual é o KPI de negócio mais relevante. Depois desta experiência, o próximo passo é definir que outros KPIs podem ser agregados a este ciclo de avaliações. Ou ainda, qual dos índices chave de desempenho que já foram avaliados e que já estão sob controle, poderão ser terceirizados para que as máquinas tomem decisões e executem as correções de rotas necessárias? Desta forma, o empresário conseguirá extrair mais valor dos dados colhidos e terá mais possibilidade de transformá-los em vendas.

*Renato Carbone é

gerente de planejamento Solutions.

na Valuenet Incentive

Diário Indústria& Comércio

coluna@ indus com.co m. br

REDAçãO: Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fone: (41) 3333.9800 E-mail: pauta@ indus com. com .br

Osmar Terra será ministro da Cidadania e Ação Social

Tiragem e circulação auditadas por EXECUTIVE AUDITORES INDEPENDENTES

Diário Indústria& Comércio

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018

e-mail: pub legal@ indus com. com .br

29 de novembro é o dia de são saturnino

TRF4 decide manter condenação de José Dirceu na Operação Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgou ontem apelações de diversos réus em ações vinculadas à Operação Lava Jato. Os desembargadores decidiram manter a pena do ex-ministro José Dirceu e de outros dois réus envolvidos no caso, condenados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As informações foram divulgadas pela assessoria do Tribunal. No caso de Dirceu, os magistrados mantiveram a pena de oito anos, 10 meses e 28 dias de reclusão em razão da condenação por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os desembargadores deram provimento parcial às apelações para esclarecimentos à defesa.

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o ministro extraordinário do governo de transição, Onyx Lorenzoni, destacou o esfoço do governo eleito para enxugar ção é chegar, no máximo, a 20 ministérios. “Difícil reduzir sem perder qualidade. Muita atividade meio e uma restrita atividade fim. Precisa de coragem para prestar serviços melhores”, disse, no discurso de abertura do encontro. Atualmente, o governo conta com 29 pastas. A intenção inicial do presidente eleito Jair Bolsonaro era térios para 17. Por enquanto, 16 titulares da equipe ministerial já estão definidos. Ontem, o próprio Bolsonaro de 20 pastas. A reunião do Conselho ocorre no Palácio do Planalto. No discurso de abertura, o ministro Lorenzoni, designado futuro chefe da Casa Civil, disse que participa da reunião para “conhecer a dinâmica do governo”. O ministro extraordinário ressaltou a necessidade de interlocução permamente com a população e garantia de segurança para que os brasileiros façam investimentos. “Precisamos fazer com que o brasileiro não tema. Empreender com facilidade, empreender sem temer as leis.”

PoLÍtiCa

Bolsonaro indica servidor do Planejamento para novo ministério

O presidente eleito Jair Bolsonaro indicou o atual secretário- executivo do MinisGustavo Henrique Rigodanzo Canuto, para o Ministério do Desenvolvimento Regional. A informação foi postada por no Twitter ontem. A pasta, que ainda será criada, deve agregar as atuais atribuições Nacional e das Cidades. Segundo Bolsonaro, Canuto é servidor de carreira do Ministério do Planejamento com ampla experiência.

tério da Integração Nacional, Bolsonaro em sua conta oficial

ProPosta

dos ministérios da Integração

Toffoli quer pacto sobre reformas previdenciária, tributária e fiscal

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli, propôs ontem a celebração de um pacto entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que tenha como “absoluta prioridade” deliberar sobre as reformas da Previdência, tributária e fiscal e também sobre o cenário da segurança “Temos que assumir as nossas responsabilidades. Parar de esperar tudo de um representante eleito, de um líder ou de uma autoridade constituída. Precisamos nos organizar para a resolução dos nossos problemas. Por isso, venho propondo a celebração de um pacto entre com a participação das funções essenciais da Justiça, da sociedade civil, adotando-se o diálogo e a ação coordenada na busca de objetivos comuns.”

pública no país.

os três Poderes da República,

Onyx diz que é difícil enxugar máquina pública sem perder qualidade

a máquina pública. A intenreduzir o número de minisjá havia apontado o número

comercial. ic@ indus com.com.b r

coluna@ indus com.co m. br

Eliseu Tisato Reg.Prof. DRT/PR: 7568 ( editor@ indus com.com. br)